Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na Comunidade dos Arturos, comunidade negra situada no município de Contagem, que vivem numa terra coletiva e mantêm a cultura de seus antepassados em especial o Congado. A comunidade enfrenta alguns problemas ambientais - com o lixo, esgoto a céu aberto e a poluição das nascentes inseridas dentro de suas terras - com isso buscou -se uma sensibilização coletiva das crianças da comunidade ( respeitando sempre a cultura local), por se acreditar que estas são mais receptíveis as informações e mudanças de atitudes e são capazes de incentivar os mais velhos, a fim de se criar ações a serem tomadas pela própria comunidade para melhorar a qualidade de vida. Tal ação foi desenvolvida no ano de 2006 e parcialmente financiada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ( PUC / Minas) - PROEX.
Teatro de Fantoches - promover informações sobre a situação em que se encontram as águas em nosso planeta.
Trilha nos Arturos - visualizar através de fotos, realizadas pelos participantes, as nascentes da Comunidade.


Quebra- cabeças - através das fotos oriundas da Trilha nos Arturos, visualizar a situação da nascente próxima a casa do Senhor Antônio ( morador da Comunidade).
Festa do Congado - a participação da equipe de pesquisa nas festas serviu para estreitar o relacionamento com a Comunidade.




Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir